1 de ago. de 2017

Papai e Mamãe precisamos falar sobre: RACISMO

Olá gente, tudo bem? Faz um tempo que eu não escrevo, né? As pessoas que tem um filho de 1 aninho entenderão a nossa falta de tempo.

Então ultimamente eu tenho ficado muito comovida com toda essa história de racismo, escravidão e tal... esses assuntos chatos que não gostamos de ler, nem ouvir e nem ver. De fato nós brasileiros não conhecemos a nossa história e quando sabemos um pouco temos a tendência a escondê-la e dizer que não foi bem assim.

Vocês viram o vídeo que viralizou de uma senhorinha chamada Diva que contou um pouco da sua história em um evento no sul do Brasil com a participação de Lazaro Ramos? Então foi essa senhorinha que me motivou a escrever para vocês Mamães e Papais, vovós e vovôs.
Resultado de imagem para criança branca e negra

Precisamos falar sobre isso:

Falar sobre raça, preconceito, não deve ser uma questão só dos negros, todo mundo faz parte do problema e da solução. Quando as pessoas acusam o negro de estar de mimimi, se soubessem a dor que é essa tentativa de silenciamento… É mais uma agressão”, explicou o ator. “Sei que às vezes é incômodo ouvir o outro falar sobre a dor. Eu também fico incomodado quando feministas vêm falar sobre meu papel enquanto homem, mas faço esforço para escutar, criar empatia. É difícil ficar caladinho, temos resposta pronta pra tudo. Se alguém diz algo com que a pessoa não concorda, já começa a criar argumentos para silenciar o outro”, completou. Lázaro Ramos

Eu fiquei pensando em como nós que somos Pais podemos minimizar esse preconceito e racismo estrutural de nossa sociedade? Vou dizer algumas ações práticas que podemos mudar com relação a educação de nossos filhos.

Meu filho é branco, lindo e de olhos azuis, todas às vezes eu falo pra ele: Filho você é tão lindo quanto seu amigo negro, de olhos castanhos. Filho, você não é melhor do que ninguém porque tem o cabelo liso e amarelinho. Filho, não é só você que pode aparecer o seu amigo também pode.
E da mesma forma o contrário, se meu filho é negro, porque eu coloco na cabeça dele que ele tem cabelo ruim? Ou que ele tem a cor sujinha?

Uma vez eu trabalhava em uma escola particular e uma menininha de 3 anos olhou pra mim e falou: Tia meu pai é Negro mas ele é um cara legal. Uau..o que faz uma menina de 3 anos ter essa fala? De quem ela ouviu? Exatamente! Da família. Nós pais vamos passando as falas racistas de geração em geração e isso tem que acabar!!! E daí, na mesma hora lembrou-me dessa celebre frase do nosso Nelson Mandela.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.” Nelson Mandela

Precisamos ensinar nossos pequenos a amar e nunca a odiar. Precisamos ensinar e respeitar. A Criança é pura, se ela aprende as coisas ruins é porque nós a ensinamos assim.

Hoje nosso artigo aqui é um apelo, um apelo a você pai e Mãe. Convido você a desconstruir todo o preconceito que foi enraizado em você e em mim também.

Convido você a quebrar paradigmas, a sentir a dor do outro. A ter empatia. A ficar em minha pele. Não é porque eu nunca passei por preconceito que ele não exista.
Nosso apelo é a você família e principalmente a mamãe que tem o poder imensurável de influenciar nossos filhos, ah, com certeza, temos esse poder nas mãos. Vamos mudar o discurso? Toda criança é linda, bela, maravilhosa, pura e perfeita. Seja ela negra, branca ou colorida, seja ela com cabelo encaracolado, crespo ou liso, gordinha ou magrinha. Aliás quem tem o poder de dizer o que é belo ou deixa de ser?

Ana

Um comentário:

  1. Precisamos falar sobre racismo... A verdade é quem ninguém nasce racista, as crianças são ensinadas e tornam-se racistas.

    ResponderExcluir