27 de jan. de 2021

Saindo da bolha espiritual

Toda virada de ano, todos nós recebemos e enviamos várias mensagens agradáveis e fofas, comigo não foi diferente, mas eu recebi uma mensagem muito bonita e intrigante que dizia assim:


“Antes de falar do futuro, vou falar de 2020 e como fui abençoada por sua vida. Como aprendi com você, pude sair um pouquinho dessa bolha. Olha que ironia, o confinamento me fez sair um pouco da minha bolha espiritual. ”

Eu achei tão linda, mas tão profunda e cheio de significados essa mensagem e comecei a pensar de como nós, sobretudo os cristãos, muitas vezes vivemos em uma bolha realmente, quantas vezes temos opiniões e argumentos superficiais para assuntos tão profundos. E muitas vezes até pegamos versículos soltos da Bíblia, tiramos do contexto que ele estava inserido e usamos para responder a questões de nossa época.

É claro que como cristã sei que a Bíblia é a minha regra de fé e prática, mas entenda vamos começar por ai, a Bíblia é para nós cristãos a bússola e a verdade, como eu disse, é o meu guia, mas nem por isso devo impor a quem não crê da mesma forma que eu.

Para começar, nós da bolha espiritual, temos uma dificuldade imensa em ouvir. Engraçado, Jesus falou tanto sobre isso, em ouvir, amar e respeitar. Em Tiago ainda aprendemos que devemos ser tardios para falar e irar-se e prontos para ouvir, Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se. Tiago 1.19

Mas por quê nós cristãos temos essa dificuldade? Por quê não conseguimos ter um diálogo franco, transparente e respeitoso com quem é diferente de nós? Esquecemos que a nossa luta não é contra carne ou sangue, (não é o diferente que é nosso inimigo), mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12

Então, na verdade esse texto é para te convidar a sair da sua bolha espiritual, sempre cito o livro do John Stott que li ainda na faculdade de teologia: "Crer também é pensar". Precisamos estudar, ler, pensar, observar de tudo e reter o que é bom 1 Tess. 5:21.

Precisamos entender também que as pessoas que entendem melhor sobre determinado assunto, são as pessoas que passam e vivenciam aquele assunto que foi abordado. Vamos fazer uma análise: Quem você segue em suas redes sociais? Que livros você lê? Que pastores você ouve? Se você sempre seguir, ler e ouvir pessoas que pensam o mesmo que você, como você aprenderá ou irá vivenciar outras coisas? Você vai continuar vivendo em sua bolha, achando que o que você vive e vê é a verdade absoluta.

Sua realidade não é a realidade do outro, Jesus já nos ensinou a ter empatia e amor ao próximo. Como você amará o próximo se você não se coloca no lugar dele? Se você não o conhece e não sabe suas reais necessidades?

2020 foi um ano pra mim de sair da bolha, fiz cursos teológicos que nunca imaginei fazer, ampliei meu olhar sobre várias questões importantes. Em minhas redes sociais, eu sigo progressistas, conservadores, fundamentalistas, liberais... sigo pessoas feministas, ativistas dos direitos humanos, pessoas trans... ah inclusive acabei de saber que o nome social para pessoas trans está amparado por lei no Brasil, sabiam disso? Sigo youtubers muçulmanos (até pq estou em uma região islamizada e preciso saber como eles pensam... enfim temos muito o que conhecer, aprender e evoluir. Como dizia o poeta: “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.”

Em outras palavras:

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Que tal esse ano transformar sua mente e sair da sua bolha?

Deus te abençoe, em amor.

Comente & Compartilhe

@naivnm

Um comentário: