21 de jul. de 2017

Precisamos falar sobre o suicídio

Em 2013 escrevemos sobre a morte do Champingnon em um texto denominado "Ninguém gosta de perder" falando sobre o Champingnon ter se suicidado pela morte de um grande amigo o Chorão, ambos eram da banda Charlie Brown Junior. Hoje li sobre a morte de mais um suicídio, o cantor Chester Bennington 41 anos, ex-vocalista do Linkin Park, uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

Não tem como se dizer de imediato as causas motivos pelos quais a pessoa desiste de viver e chega a querer tirar a própria vida. Costumo pensar que uma pessoa pra chegar a esse ponto já não vê mais saída na própria questão existencial ou problemática da vida em si.

E fazem apenas uns dois meses da morte de Cris Cornell, um outro vocalista de outra banda boa demais - Audioslave. Pelo que li e videos que assisti o Chester sentiu muito pela morte do Cris, mesmo não sendo amigos assim tão chegados.

A cada dia mais cresce o número de suicídio no mundo. Antes era um assunto que não se falava e hoje já está até em serie da NETFLIX. Mas será que estamos conversando sobre isso? Temos falado e tratado desse assunto entre nós com o intuito de ajudar nossos amigos, colegas, parentes etc?

É claro que quem está em uma situação dessas não vai falar abertamente ou anunciar por aí que ele quer fazer isso. Mas deve-se notar a real da pessoa como ela está realmente. Tristeza, solidão, quieto demais, isolado, não fala com ninguém, depressivo... Vamos ficar ligados nesses perfis. Não podemos ficar naquele oi-oi, tudo bem? tudo bem. Vivemos em uma geração superficial, amizades virtuais, amizades mentirosas, contatos, seguidores mas amigos de verdade não temos. Por exemplo esses caras só viviam cercados de milhões de pessoas por dia mas estavam sozinhos.

Temos que confiar em alguém. Casados, nesse caso, devem ter como melhor amigo seu cônjuge,a quem eu amo e quero sempre do meu lado. Adolescentes seus pais. Adultos com adultos mais maduros e cabeça que eles, que em algum momento que eu preciso de ajuda vou ser realmente ajudado. A dinâmica da vida se resume a isso: viver a verdade, sem máscara, cara limpa, na real, sem fake, sem make, abrindo o jogo, sendo sincero consigo mesmo e com os outros e ajudar/compartilhar a dor com o outro. Não está aguentando? Peça ajuda! Não guarde para si, tenha pelo menos uma pessoa com quem você possa se abrir/confiar.

Que triste. No dia, aqui no Brasil, que chamam de "dia do amigo" um cara tira a própria vida, pra mim esse não tinha verdadeiros amigos em que pudesse confiar. Não queremos apontar culpados mas sim que vivamos a vida real,a vida como ela é, e que sejamos mais humanos e que possamos ajudar a quem precisa, começando dentro da nossa própria casa.

Que Deus console a família e amigos que ficaram.

Eli

Nenhum comentário:

Postar um comentário