1 de abr. de 2020

Carta de uma filha de pastor

Olá queridos, espero que essa carta encontre vocês bem. Estamos vivendo o período mais difícil da história mundial. Em meus 34 anos de vida, nunca vi templos do mundo inteiro se fecharem. Todos os irmãos estão sendo obrigados a fazerem como a igreja primitiva, se reunir em suas casas, praticando bem o que se dizia: “Ele não habita em templos feitos por mãos. ”
Bom, como vocês já sabem sou filha de pastor. Meu pai abriu mão do emprego offshore na época para entregar toda a sua vida ao Senhor, e claro da família dele também. Sua decisão teve impactos tão profundos em minha vida que resolvi fazer o mesmo, mesmo sabendo das dificuldades que enfrentaria, e hoje sou missionária integral em Moçambique.
Nesse tempo de pandemia eu fiquei muito preocupada com os irmãos que são autônomos ou profissionais liberais, pois se devemos ficar em casa como eles fariam para receber o dinheiro deles? Visto que seu sustento depende intrinsecamente do trabalho nas ruas e de gente. 

E enquanto eu estava orando por eles, o Espirito Santo ministrou ao meu coração. E o seu pai? Meu Deus, meu pai, e consecutivamente minha mãe que também é impactada pela decisão dele de servir ao Senhor integralmente. E não somente ele, o Espirito Santo me fez lembrar de vários pastores amigos próximos e distantes que esse mês poderiam eventualmente passar por dificuldades, pois também teriam seu sustento retido. E os missionários, Senhor? ...eles continuam no campo mas a primeira coisa quando aperta que a igreja faz é tirar a oferta do missionário. É fato que se a instituição religiosa for bem organizada e com todos os seus membros atuantes, ela deveria ter um fundo emergencial de 6 meses para situações como essa. Mas sabemos que não é a realidade da maioria das igrejas e muito menos de seus pastores.

E quando eu falo de pastor não falo desses televisivos que não tem compromisso com a ética e nem com os membros, que são charlatões e pregam teologia da prosperidade roubando literalmente do povo pregando um evangelho que não existe. Por esses só devemos orar.

Quando eu falo de Pastor eu lembro de Jeremias 3.15 E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência”. 

Quando eu falo de pastor eu falo daquele que abre mão, que ama, que cuida, que ensina, que corrige. Quantas vezes eu vi meu pai abrindo mão de si mesmo, de seu tempo, de sua família. Já vi meu pai ter em mãos exatamente o dinheiro pra comprar o gás e pagar a conta de luz. O gás ele comprou e o dinheiro da conta ele deu  para uma família da igreja que tinha filho pequeno e também precisava de energia elétrica.

Quando eu falo de Pastor eu falo daquele que ora, incentiva e conhece suas ovelhas pelo nome. Quantas vezes cheguei em casa e vi meu pai ajoelhado orando pelas pessoas da igreja, uma por uma. Investindo horas do seu dia para fazer um bom sermão e alimentar suas ovelhas com qualidade.

Essa semana meu pai completará 60 anos, 20 desses anos, ele dedicou ao ministério, abrindo mão de tudo. Mas justamente por conta do que vivemos hoje, ele não terá festa, até ai tudo bem... estamos todos em isolamento social. Mas ele também não terá salário, pois a igreja não está se reunindo nos templos, então pra que, quem ou como entregaremos nossas ofertas? Se entendêssemos profundamente o mandamento de Cristo, meu pai e nenhum pastor de tempo integral estaria passando por dificuldades aliás nenhum irmão também. Porque em Atos 2-44 e 45 diz que “ Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. ”

Mas o objetivo dessa carta não é dizer que os pastores em tempo integral são coitados, NÃO. Pois a palavra de Deus diz em 1 Timóteo 3.1 diz “Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. ” Excelente obra deseja. Por isso eu também desejei. E também não tenho como objetivo falar pra você vender tudo o que você tem e compartilhar.

Mas o meu apelo é para que nesse tempo você lembre de seus pastores. O pastor que cuidou e cuida de você, que te batizou, fez seu casamento, pregou em seu aniversário que te ama e ora por ti.

E mesmo que ele seja cheio de erros, porque ele é, não existe perfeição, nesse tempo ele também está precisando de você, das suas orações, ligações e contribuições, pois antes de tudo ele é humano.  Ele e mais do que ninguém está super-preocupado, preocupado com a família mas principalmente com cada um de vocês. Preocupado de vocês estarem precisando de algo material e preocupado de vocês ficarem fracos espiritualmente. Enfim, é tanta coisa que passa na cabeça de um pastor que vocês nem imaginam.

Quero louvar a Deus pela vida do meu pai, dizer que tenho orgulho que ele seja um PAIstor. Graças a Deus, ele tem os filhos criados, não precisa se preocupar em dar comida ou pagar escola, e atualmente exerce outra profissão que também é cuidar de pessoas. Sou grata a Deus por ele ter feito essa escolha no passado, ser filha de pastor em tempo integral me ensinou que quem sustenta nossa família não é o dinheiro ou o dizimo da igreja, mas sim o Senhor, só o nosso Deus é o nosso maior Pastor e por isso nada nos faltará como nunca faltou nesses 20 anos.

Termino parabenizando meu Pai e convocado a Igreja de Cristo a cuidar e honrar seus pastores. E como eu aprendi com um outro pastor, lembre-se você não tem que nada, você não é obrigada a nada, você faz se o Espirito Santo te impulsionar com generosidade e amor.  Então, você sabe como e o que fazer, então faça e abençoe seu pastor e sua igreja. Igreja leia-se: pessoas da comunidade eclesiástica.

Tiago 2:14-26 Fé sem obras é morta

14 Meus irmãos, que interessa se alguém disser que tem fé em Deus e não fizer prova disso através de obras? Esse tipo de fé não salva ninguém. 15 Se um irmão ou irmã sofrer por falta de vestuário, ou por passar fome, 16 e lhe disserem: “Procura viver pacificamente e vai-te aquecendo e comendo como puderes”, e não lhe derem aquilo de que precisa para viver, uma tal resposta fará algum bem? 17 Assim também a fé, se não se traduzir em obras, é morta em si mesma.
18 Poderão até dizer: “Tu tens a fé, mas eu tenho as obras. Mostra-me então a tua fé sem as obras. Porque eu dou-te a prova da minha fé através das minhas boas obras!”
Nai, filha do Pr. Elias Hermenegildo, 15 anos pastoreando a Igreja Batista em Nova Holanda - Macaé|RJ e 20 anos de ministério pastoral. 

7 comentários:

  1. Que coisa maravilhosa quando entendemos o "ide" do Senhor nossa Deus.testemunho verdadeiro e de fé, pra termos como exemplo em nossas vidas. Amo vc missionária Nai,pastor hemernegildo e sua mãe Mônica. Sábias palavras D.vos abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Deus continue sustentando o ministério e a vida do seu pai, Nai!! Hoje também sou Pastor Integral e posso entender esse momento.
    Mas sem dúvida, a obediência precede a honra e assim como tantos pastores fiéis e apaixonados por Jesus na face da terra, seu pai será cuidado pelo Senhor! Parabéns pela sua sensibilidade e conte com minhas orações! Deus abençoe o ministério de vocês aí em Moçambique.
    Pr.Lucas Rangel
    (SIB TRAVESSÃO DE BARRA , S.Francisco de Itabapoana-RJ)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado querido irmão e Pr Lucas. Estamos juntos nessa caminhada! Deus abençoe sempre!

      Excluir
  4. Tiago 1.27
    Desperta igreja citada em 1Co 3.16
    No sustento do mibistério de seu pastor e cuidem no que diz Tg 1.27

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, que sejamos-lhes despertados no amor de Deus sempre!

      Excluir