6 de jul. de 2020

Por um mundo com mais Elises & Jorges

Esses dias cheguei aqui na sala e meu esposo estava com os olhos cheios de lágrimas e o celular na mão, eu desesperada perguntei: Amor o que aconteceu? E ele com um sorriso me perguntou: Lembra de Nei, um ex-morador em situação de rua, ele sempre estava na praça quando nós íamos no café da manhã junto com Elis e Jorge? Eu respondi: penso que sim amor, mas prossiga, o que houve com ele? Então, ele saiu da rua, conseguiu um emprego, alugou uma casinha e agora me enviou uma foto dizendo que está fazendo curso de LIBRAS e tocando violão e agora vi no meu WhatsApp e ele me mandou as fotos. Naquele momento choramos juntos.

Nessa mesma linha de raciocínio temos pessoas como Bia Doria, esposa do governador de São Paulo, que alegou que não era correto dar comida ou roupa para pessoas em situação de rua, porque essas pessoas estão lá porque querem. Na verdade pessoas assim nunca terão essa sensação, nunca farão parte da história da vida de uma pessoa que conseguiu dar a volta por cima, porque alguém realmente se importou com elas.

Pessoas desse tipo, que vivem em sua bolha existencial, em seu palácio, em seus carros com vidros fechados, que não tem amor no coração, que acha que pessoas diferentes delas têm que continuar onde estão e que reproduzem essas narrativas preconceituosas e excludentes, nunca saberão o valor que é amar gente, o valor que é repartir, compartilhar, amar, ter empatia, servir... essas palavras não estão no vocabulário de pessoas como Bia Doria, e que infelizmente é a maioria que governa o nosso país.

Há cerca de 4 anos, o projeto Café Na Praça, acontece em Macaé na direção de Elis e Jorge. Um casal que tem o coração maior que o corpo.  Nesse tempo, várias pessoas, muitas mesmo, saíram da situação de rua, se livraram da dependência química, conseguiram um emprego, voltaram para suas famílias e cidades de origem. Tudo porque um casal que não pensava como Bia Doria, seguiu os passos de Jesus e todos os dias às 7h da manhã tomavam café na rua. Pessoas que ninguém chegava perto, que ninguém amava, que ninguém queria. Esse casal, ama, cuida, todos os dias, e hoje o projeto já é referência na cidade de Macaé e já conta com ajuda de outras pessoas e instituições e oferecendo não só café, mas almoço, roupas, yoga, ajuda psicológica, espiritual e física com a presença de médicos e pessoas responsáveis em políticas sobre drogas.

A gente tem muitos Dórias por aí, principalmente na direção do nosso estado brasileiro. Mas graças a Deus nós temos vários Elis & Jorges. Várias pessoas que sabem que vale a pena cuidar dessas pessoas em situação de rua e que COM CERTEZA não estão ali porque querem.

Com esse pequeno texto eu convido você a sair desse pensamento elitista, escravocrata e pecaminoso e partir para seguir os passos de Jesus, acompanhar os Elis & Jorges que existem espalhados em nosso país e oferecer o que você é e o que você tem. Saia da sua zona de conforto, ouça essas pessoas, olhe para elas, ore por elas e quando tiver liberado abrace elas também e você saberá o porquê elas estão ali e o quanto elas desejam sair. 

Obrigada meu Deus, obrigada mesmo por Elis & Jorge e a nossa oração é que o Senhor continue levantando mais deles em todo o nosso país e mundo. Pessoas assim fazem a diferença onde estão, transforma a realidade local, muda vidas e traz dias melhores para sempre.

Nai
@naivnm
Comente & Compartilhe

Projeto: Café na praça
Responsáveis: Elis e Jorge Facebook: Elis de Jorge
Local: Praça Veríssimo de Melo cidade de Macaé - Rio de Janeiro - Brasil
Quando: Todos os dias ás 7h da manhã e em horário de almoço também.

10 comentários:

  1. Lindo ! Emocionante ver ao vivo e aqui em nossa cidade o testemunho de quem sofreu, foi ao fundo do poço. Mas como José vc acreditou e perseverou. Parabéns Nei vc será um exemplos para todos os seus colegas e companheiros da rua. E para todos nós. Deus te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, grande exemplo de vida para todos nós! Muito obrigado!

      Excluir
  2. Que texto maravilhoso! Que possamos ser uma Elis e um Jorge nesse mundo. Deus abençoe! 🥰🙏

    ResponderExcluir
  3. Que emoção! Notícia que acalenta o coração da gente! Esse casal é muito abençoado! Esse projeto me marcou profundamente. Que Deus continue abençoando! Excelente texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Eloisa, que possamos nos envolver nessa Missão cada vez mais!

      Excluir