27 de jul. de 2020

Sobre o conceito de beleza e cultura

Quem me acompanha de pertinho sabe que tenho feito maior esforço para ter uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares. Corro três vezes na semana e praticamente não como mais "besteiras", exceto meu pãozinho que as vezes não consigo dizer não pra ele.  Tenho feito isso pela minha saúde.
Aqui não tem hospitais com aquela infraestrutura e eu não quero voltar pra casa doente. Mas é óbvio que emagrecer também é meu objetivo, e já consegui eliminar 2kg. Já é alguma coisa. Na nossa cultura brasileira, mulher bonita é mulher magra e infelizmente acabo trazendo isso pro meu subconsciente, apesar de ser grata pelo meu corpo e já ter aprendido a me aceitar bem com isso.

O fato é que eu mudei de cultura e aqui o contrário que é bonito. Para uma mulher ser linda em Moçambique ela deve ser gordinha, quadril largo, pernas grossas, aliás, tudo grande. Quase morri quando cheguei na igreja e uma mulher falou: “Como você está ficando mais bonita, está a engordar...” ah gente, imagina uma brasileira ouvindo isso? E o jovem ao lado dela ainda confirmou: “Sim... Já está aparecendo mais bochechas. ” Na hora, mudei meu semblante, mas quando olhei pra eles super sorridentes olhando pra mim lembrei: Ei, você mudou de cultura. Agradeci o elogio e prossegui arrasada. Certa de que meu esforço não está adiantando. E pra piorar, esses dias coloquei uma foto no WhatsApp e uma outra jovem moçambicana falou: “Como você está fofa, está linda. ” Hahaha, ah misericórdia.

O que eu quero dizer com isso tudo é que...

Beleza está relacionado diretamente com a cultura, com a forma em que você foi criada e como você foi doutrinada. Isso mesmo, se você cresceu vendo que belo é uma mulher branca de cabelo liso, olhos claros e magra, você nunca conseguirá ver outros tipos de beleza. E o que eu tô achando lindo aqui é que o conceito de beleza deles é completamente diferente do que eu aprendi. E que bom. E viva as diferenças. É tão bom você ser livre com seu cabelo, cor e corpo.

Por isso meninas esse recado é principalmente para vocês: Se você está reclamando por estar gordinha, ou o cabelo tá crespo e a cor não te agrada etc., mude de cultura, mude sua mente, com certeza você é linda, perfeita e fofa... só não te ensinaram isso. Colocaram ou impuseram outra cultura pra você. Pense nisso e se ame do jeito que você é. Ah, mais não se esqueça, se alimente bem, beba muita água e faça exercícios físicos. Isso é bom pra saúde, é bom pra você.

Beijos, FOFA. (ELOGIO MOÇAMBICANO)
Comente & Compartilhe

Um comentário: