16 de jan. de 2019

Sobre Caiaque, sobre remar, sobre Casamento...

Olá queridos, hoje no décimo sexto dia do ano, vamos para nosso primeiro texto. Eu espero que vocês estejam bem felizes e disposto a terem um 2019 diferente, e você sabe que para o ano ser novo nós precisamos mudar.


Gostaria então de trazer uma reflexão  que tive sobre casamento, que foi bem atípica por sinal. Tiramos aquele dia para ser nosso e estarmos entre família e amigos. Estávamos em um sítio lindo e nosso amigo nos convidou a andarmos de caiaque. Eu nunca tinha andado e aceitei o desafio, Eli foi comigo, e foi uma aventura. 

Quando começamos estávamos meio desajeitados e esse amigo começou a gritar dando orientações: Vocês precisam remar juntos, sincronizados, quando um for pro lado o outro tem que ir também. Eli você que é mais forte vá atrás e direcione, Nai fique atenta ao percurso e não  parem de remar, vejam para onde vocês querem ir, quando quiserem parar, os dois parem juntos, e olhe o equilíbrio. Quando conseguimos seguir todas as regras, tivemos um percurso em paz e delicioso. Fiquei então  pensando em como isso se aplica ao casamento.  Então se alguém fosse embarcar nesse Caiaque chamado casamento eu daria exatamente essas orientações:

 
1. Casamento significa estar juntos, pensem juntos, planejem juntos, remem juntos. Se um for para um lado e o outro for pra outro, vocês não sairão do lugar e não construirão nada juntos. 


2. Não existe melhor ou pior no casamentos, homem e mulher estão juntos nessa, cada um cumprindo seu papel, se alguém deixar de fazer também não dará certo, se somente um remar sozinho isso não vai funcionar. 


3. Tem horas que é preciso "parar" a navegação e procurar ajuda e orientações. Não lutem sozinhos ou só procurem alguém quando o barco estiver afundando, veja hoje, alguém que entenda mais que vocês e que esteja do lado de fora vendo a situação melhor e com neutralidade. 


4. Busquem o equilíbrio no relacionamento. Tudo ao extremo tende a dar errado. 


5. E por fim, tracem o caminho a seguir e olhem para o foco que é Jesus. Assim vocês não desviarão e conseguiram chegar a margem com segurança e paz. 


Que essa comparação sirva pra você entender. Como está minha remada? Meu parceiro? Estamos sincronizados? Ou cada um está indo para um lado?


Que ainda esse mês vocês acertem a remada, harmonia, amor e respeito, para que o caiaque chamado casamento chegue em segurança aonde Deus direcionar.


Ana Costa

2 comentários: