28 de jan. de 2019

Não espere por ninguém…

O celular despertou às 06h da manhã, desliguei o despertador e virei para o lado. Daí começou aquela vozinha na mente: Levanta, você se comprometeu com sua amiga, você disse que iria caminhar ou correr pelo menos 4x na semana, hoje já é quinta e você só foi na quarta... Aquelas cobranças básicas que só você faz a você mesma.

Resultado de imagem para negra correndo
Levantei muito a contragosto, de mau humor me arrumei e peguei o celular, tinha combinado com minha amiga 6:20 para correr, esse horário não vou sozinha porque tenho medo, sabe como é né? Infelizmente não temos direito de ir e vir garantido, mas deixa esse papo para o próximo texto. Peguei o celular e comecei a mandar mensagens pra ela, já achei esquisito dela não ter visualizado, liguei e nada. Daí pensei não vou. Deitei no sofá. A consciência voltou a cobrar, levantei de novo, voltei para o celular e liguei para outra amiga, também não atendeu, a hora passando e eu liguei pra minha mãe, também não quis ir, Eli também não podia, tinha um compromisso. Fui tomar café, desolada e desanimada. Caminhar sozinha? Ah não vou não. Uma preguiça, e o perigo? Ou seja, milhões de desculpas. Ás 7:30 da manhã arrumada e quase desistindo de ir, Eli olha pra mim e fala: Fica aí esperando pelas pessoas, elas não podem fazer nada por você. Era a frase que eu precisava, falei: Você tem razão amor, vou logo antes que o pequeno acordasse.

Fui, corri e bati o meu record, 3km voltei super feliz e satisfeita, e quando estava correndo, comecei a refletir quantas vezes não fazemos algo, esperando por alguém. Sempre temos uma desculpa para não seguir a alimentação saudável, não fazer exercícios físicos, não terminar o curso, não tirar a carteira de motorista, não ler... Enfim estamos sempre postergando esperando pelo outro. Foi ótimo acontecer isso comigo hoje para eu entender definitivamente que ninguém pode fazer nada por mim mesmo se eu não tomar o primeiro passo. Preciso assumir a responsabilidade e parar de esperar pelo outro, culpabilizando o outro de algo que não é responsabilidade dele, diz respeito somente a mim. Foi assim desde o início, quando Adão e Eva pecaram, logo Deus peguntou, e Adão colocou a culpa no próprio Deus e na mulher.

E hoje a tarde ao chegar no trabalho levei outro “tapa” na cara, encontrei uma colega da época da faculdade e ao conversar ela me contou que tinha uma filha especial, no decorrer da conversa ela disse que estava no doutorado. Eu na hora parei ela e falei: Pera aí, você trabalha, tem uma filha especial e ainda tá fazendo doutorado? E eu não termino o meu mestrado porque tenho um filho pequeno? Olha que vergonha gente. Lembro também de uma ocasião que fui a uma igreja e um homem olhou pra mim e disse que ele não ia em uma viagem missionária porque ele tinha um filho pequeno, na mesma hora a mulher ao lado corrigiu ele e disse: Fulano, Ana tem um filho de 2 anos e está indo para a África, o dele tinha 11 anos. Percebem? Sempre arrumamos desculpas. Então, que tal sair da zona de conforto e terminar o projeto que você tem? Que tal cumprir as metas estabelecidas durante o ano?

Minha coaching e cunhada linda @wanessamuller.coach sempre fala: Quem sabe de suas necessidades é você, quem sente é você. Cuide-se.

'‘Tenha mais cuidado com você, não espere isso do outro. Você sabe das suas carências, das suas fases, das suas lacunas. O outro sabe das dele. Às vezes há o encontro perfeito, o encaixe. Em outras, há a mudança brusca pedindo outras conquistas, outras evoluções. Permita-se ser a nova pessoa que acorda todos os dias com mais sede de tudo... Permita-se conhecer a nova pessoa que se relaciona com você diariamente: com outra disposição pra vida, pro amor, pras relações.” Marla de Queiroz

Quero concluir com 7 desculpas esfarrapadas que te impedem de prosseguir e alcançar seus sonhos: 1. Não tenho dinheiro. 2. Não tenho sorte. 3. Não tenho experiência 4. Não tenho tempo 5. Não gosto do meu chefe 6. Não gosto de onde eu moro. 7. Ninguém me ajuda.

Vamos eliminar essas desculpas?

Então, da próxima vez ao invés de esperar por alguém. Acredite em si mesmo e espere em Deus, esse sim nunca te desamparará. 

Ana Costa

15 comentários:

  1. Amada, está sua reflexão é maravilhosa... Eu precisava ler isso . perfeito!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns querida Ana! Que Deus continue te abençoando a inspirar mulheres e homens a fazer o q precisa ser feito, a viver o seu propósito! Bjus

    ResponderExcluir
  3. Valeu a pena a leitura, parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Nossa como veio de encontro a minha vida ler este texto me ajudou que Deus continue te abençoando a inspirar mais pessoas com suas palavras sabisá 😙

    ResponderExcluir
  5. Excelente! Reflexão para todos os dias!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. ��estou nesta waiber prima vou tentar ti seguir ��

    ResponderExcluir
  8. ��estou nesta waiber prima vou tentar ti seguir ��

    ResponderExcluir
  9. Eu precisava dessas palavras. Eu tenho que conquistar os meus sonhos e ir aí meunobjetico, porque se eu não for ninguém vai por mim. Obrigada pastora. Que nisso Senhor Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  10. Tudo que precisava ler essa manhã, Senhor obrigada por usar esse canal pra falar tanto comigo.

    Cuide-se♡

    ResponderExcluir