15 de nov. de 2018

Um dia de cada vez | Basta cada dia o seu mal.


Você já ouviu falar em uma dessas frases? Então, eu também. Interessante é que ontem eu assisti uma palestra sobre redução de danos e dependência química e eles usam muito essa frase para a pessoa que quer se tratar: “Acima de tudo, faça-o um dia de cada vez.”
Resultado de imagem para um passo
Essa madrugada ao ler Mateus 6. Percebi que essa frase não se aplica somente nesse contexto, mas sim em toda a nossa vida, precisamos aprender a viver o hoje.

Eu tenho uma prima missionária que atualmente está com seu esposo e filhinho na África do Sul, mas há alguns anos atrás quando ela morou no Mali, um outro país do continente africano, ela me contou uma experiência que me marcou muito, nem sei se ela lembra dessa história. Ao chegar no vilarejo ela e os amigos foram a feira comprar temperos, frutas, etc. Como bom brasileiro eles foram pegando vários tomates, várias cenouras, perceberam que o alho estava separado em gomos, porém eles pegaram todos. Daí veio o feirante africano e disse que eles deveriam comprar apenas o que iria consumir hoje e amanhã caso precisasse eles retornariam para comprar o de amanhã. Uau... que lição, né?

Porque me fez lembrar exatamente do maná do deserto. O povo de Israel estava no deserto, com fome, e Deus fez o milagre e caiu maná do céu, mas tinha uma ordem, deveriam pegar apenas o que iria consumir no dia e não poderia guardar para o dia seguinte. Ora, o povo com fome, seres humanos, você acha que alguém obedeceu? Não. Eles comeram o do dia e guardaram o do dia seguinte e quando amanheceu, o maná estava podre, mas Deus enviou a provisão no dia novamente. 

Todas as manhãs cada um pegava o necessário para comer naquele dia.” Êxodo 16

Sabe o que essas duas histórias nos ensinam?
Viver o hoje, orar hoje, amar hoje, perdoar hoje, resolver o que tem que resolver hoje. Uma vez ouvi dizer que o hoje chama-se presente porque é uma dádiva de Deus, o ontem já passou e o amanhã você não sabe se virá. Não quero pregar aqui que não precisamos de planejamento e organização, mas o que adianta também se preocupar com tantos planos se quem dá a última palavra é Deus? Pv. 16.1

É nessa dimensão que estou aprendendo a viver. Hoje eu estou feliz, esperançosa e alegre, amanhã não sei como estarei e nem estou preocupada.
É fácil? Não. 
A ansiedade vem? Sim.
Mas vai adiantar se preocupar? Não.
Então, vamos viver o hoje? Vamos.

“Se Deus dá tanta atenção à aparência das flores do campo e muitas delas nem mesmo são vistas, não acham que Ele irá cuidar de vocês, ter prazer em vocês e fazer o melhor por vocês? Quero convencê-los a relaxar, a não se preocuparem tanto... prestem atenção no que Deus está fazendo agora e não se preocupem quanto ao que pode acontecer amanhã. Quando se depararem com uma situação difícil, Deus estará lá para ajuda-los. ” A mensagem Mt. 6:30-34

Nenhum comentário:

Postar um comentário