29 de mai. de 2018

Sobre o que NÃO PODE FALTAR EM SEU LAR

Hoje à tarde eu estava conversando com uma amiga, comentando sobre as famílias e as dificuldades que elas vêm passando. Comecei a relatar para ela alguns anos da minha adolescência que foi muito difícil financeiramente falando.

A minha família era toda de Salvador e viemos para Macaé quando eu tinha 11 anos e meu irmão 9, meu pai tinha uma pequena empresa que prestava serviços para Petrobrás. Apesar da saudade que sentíamos, vivíamos bem e todo final de ano íamos para Salvador visitar os familiares. Mas quando eu fiz mais ou menos 16 anos o cenário mudou, meu pai não tinha mais a empresa e desempregado começamos a passar por restrições. Parei o curso de inglês, as roupas novas de sempre não tínhamos mais, não podíamos participar dos eventos pagos da igreja, e não tinha como tratar o meu cabelo, que sempre foi especial rs, além disso o nosso lanche da tarde de cada dia que adorávamos escolher iogurtes, nescau, biscoitos recheados (o meu preferido era passatempo) também não tínhamos mais. E em alguns momentos foi ficando tão difícil que minha mãe que já tinha trabalhado como professora, teve que voltar ao mercado de trabalho dessa vez como faxineira para manter financeiramente o nosso lar. Faltava até dinheiro para irmos aos cultos da igreja, mas não deixávamos nos abater, íamos a pé do Riviera ao Miramar (para quem conhece Macaé).

Mas eu comecei a refletir com minha amiga o porquê de nós, eu e meu irmão, continuávamos felizes e nossa família que passou essa tempestade, continuava de pé, superando tudo isso, e daí eu lembrei que em nenhum momento desse período nos faltou a paz, harmonia e alegria do nosso lar. Mesmo com todas as restrições, digo restrições porque graças a Deus nunca nos faltou o alimento, apenas coisas que poderíamos perfeitamente viver sem elas, a paz estava ali. Lembro do meu pai, todos os dias aguardando a gente chegar da escola para almoçarmos em família, o culto doméstico ainda existia e também as reuniões do nosso lar.

Sábado à noite não íamos para lugar nenhum, não tínhamos dinheiro. Então ficávamos nós quatro deitados na cama lembrando de histórias e sorríamos muito porque isso sim era gratuito. Sonhar também era e fazendo um pré-vestibular comunitário, mesmo com essas dificuldades financeiras, eu consegui passar em três faculdades públicas, e meu irmão com apenas 16 anos conseguiu uma vaga em uma boa empresa, foi a felicidade da família.

Sim de fato, em nossa adolescência faltaram várias coisas materiais, mas a nossa paz e harmonia nunca faltou. A presença de Jesus nunca faltou em nosso lar. Claro que nem tudo foram sempre sorrisos, claro que houve lágrimas sobre tudo dos meus pais, por nesse momento não puderam dar o que pedíamos, mas eles nos deram o que precisávamos a estrutura emocional, a confiança, o amor, a amizade, o ouvido. Eles nos deram um LAR.

Ei pais, eu sei que vocês já sabem disso, mas eu quero reiterar mais uma vez, não se preocupe se vocês não puderem dar o melhor de material para seus filhos, deem o melhor de valor emocional, tudo o que não se pode comprar, ofereça a seu filho: Amor, carinho, atenção, desliguem o celular, sentem em volta da mesa, brinquem, contem piadas, façam uma caminhada em família. Se não tiverem dinheiro pra lanchar fora, nem para passeios, o que importa? Seus filhos têm VOCÊS e se eles tiverem vocês eles terão tudo nessa vida. Paz, harmonia e a presença de Jesus em nossas vidas não se compra em lugar nenhum.

Ei filhos, parem de cobrar o que tem preço mas não tem valor, valorize quem mora com você, quem está ao seu lado todos os dias, deem um abraço, um beijo, lave os pratos e arrume seu quarto.

Pra quê bens materiais, se não é isso que nos fará feliz?

Ah e claro Pais e Filhos, Avós, Padrastos e madrastas, primos e tios, não esqueçam: convidem JESUS para morar em sua casa, porque quando Ele é o nosso Pastor, NADA NOS FALTARÁ.

Muito amor, paz e harmonia em seu lar.

Bjs
Ana

2 comentários:

  1. Lembrei desse texto:
    "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares." Isaías 55:2

    Te entendo perfeitamente! Tbem passamos por momentos tensos financeiramente falando da infância ao início da juventude.
    Sua mãe já conversou bastante comigo sobre essa época, tenho certeza que tudo foi aprendizado, prova disso esse texto.
    Beijão, que Deus abençoe vocês!
    =*

    ResponderExcluir