1 de mar. de 2021

Jesus, e a cultura do cancelamento

 Refletindo nas nossas devocionais, os episódios sobre Jesus, mais uma vez eu parei pra ler Mateus capítulo 18, na verdade esse capítulo é riquíssimo com tantos ensinamentos que nos traz... E o que eu achei muito interessante nesse capítulo, é que Jesus começa explicando para os discípulos quem, de fato, é maior no reino dos céus. E aí, ele apresenta uma criança. Depois, o Senhor fala dos tropeços, como a gente pode evitar, errar e renunciar algo que está impossibilitando nossa caminhada com Deus. 

Depois disso Jesus fala como nós devemos tratar um irmão que errou e quantas vezes nós precisamos perdoar. É interessante que antes de falar da reconciliação e do perdão, Jesus vem trazendo que todos nós tropeçamos.


Ultimamente tem se debatido muito um termo nas redes sociais chamado de cancelamento.

"Você pode ser cancelado por algo que você disse em meio a uma multidão de completos estranhos se um deles tiver feito um vídeo, ou por uma piada que soou mal nas mídias sociais ou por algo que você disse ou fez há muito tempo atrás e sobre o qual há algum registro na internet. ”

Ou seja, basta você errar que será excluído, marginalizado, cancelado sem direito a resposta e desculpas. Um julgamento errôneo, que não dá a chance da pessoa se reconciliar. E pensando sobre esse trajeto de Mateus 18, sobre como que Jesus vem discursando e como isso impacta em nossas vidas, eu pensei sobre essa questão do tropeço. Quantas vezes erramos, quantas vezes falhamos e nós simplesmente fomos cancelados. Nós simplesmente fomos lixados e ninguém perguntou porque que a gente fez aquilo, se a gente precisava de ajuda, se a gente precisava de um abraço.

Eu ouvi a frase de uma pedagoga que dizia assim, a criança que mais precisa ser amada, ela vai demonstrar isso da pior maneira possível. Sabe, querido, aquele irmão que mais erra, aquela pessoa que mais tá tropeçando, é a pessoa que mais precisa ser amada, é que mais precisa ser acolhida, é claro que a pessoa precisa que a gente mostre pra ela o erro dela, confrontar e tal, mas em amor. Porque se a gente aplica a cultura do cancelamento, ela errou e a gente não dá o direito dela se desculpar e a gente simplesmente tira ela da nossa vida. Isso faz com que a pessoa não tenha a oportunidade de pedir o perdão e de ser perdoada.

E essa cultura do cancelamento, ela não compete a nós cristãos, ela não combina com quem é discípulo de Cristo. Fazendo uma pequena adaptação de Rm. 3: 23 Todos nós estávamos cancelados, mas Jesus Cristo veio e derramou seu sangue por nós. Nenhum de nós merece. Todos nós erramos. Em outro trecho da palavra de Deus, o próprio Jesus fala para o jovem rico, não há ninguém bom, não tem ninguém que nunca errou.

Todos nós vamos pisar na bola. Todos nós, um dia, vamos tropeçar em palavras, vamos dizer uma palavra que não foi agradável, uma palavra que magoou, mas o importante é a gente reconhecer e pedir perdão ao nosso senhor Jesus Cristo. Você já imaginou se Moisés fosse cancelado por Deus?  Porque matou homem... Se Davi fosse cancelado por Deus, porque ele adulterou? Se Raabe fosse cancelada por Deus? Porque ela era uma prostituta. Se Abraão fosse cancelado por Deus, porque apesar de ter sido o pai da fé, ele mentiu, sobre Sara ser sua esposa e se Jacó que enganou seu irmão Esaú, fosse cancelado?

Nenhum deles foram cancelados, todos eles tiveram direito de se reconciliar com Deus, todos eles tiveram direito de pedir perdão ao seu próximo e serem restaurados. Imagina se Pedro fosse cancelado. Ele caiu traindo o próprio Jesus Cristo por três vezes. E nem por isso Jesus deixou de oferecer amor. E a mulher samaritana, né? Mesmo com uma vida que ela tinha, Jesus se apresentou a ela como Messias. 

Todos nós temos o perdão, todos nós merecemos ser desculpados, todos nós merecemos uma segunda chance, terceira, quarta e setenta chances, como Jesus diz pro próprio Pedro. Então, eu te convido a repensar sobre isso. E se por acaso você foi uma pessoa que já passou por esse cancelamento? Você já foi excluída, já foi marginalizada? Perdoe seus irmãos e retorne pra onde não deveria ter saído. E se por acaso você já foi o cancelador, que você também tenha misericórdia de Deus e entenda que todos nós merecemos a segunda chance e não esqueça: “Aquele que está de pé, cuide para que não caia."

Comente & Compartilhe!

Um grande abraço, @naivnm, Moçambique.

4 comentários:

  1. Essa cultura do cancelamento foi produzida por um entendimento de perfeccionismo, de sofisticação, de altas expectativas. Embora no discurso muitas vezes ouvimos "somos iguais", mas na prática invisibilizamos, silenciamos, dizemos que nao faz parte da nossa linha de reflexao e por ai vai. Nao percebe que está distante dos ensinamentos de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente tia. Devemos nos aproximar mais de Jesus e de seus ensinamentos. Muito obrigado!

      Excluir
  2. Saudação irmãos em Cristo. Gostei do ensinamento recordando sobre aplicação do perdão em prática. Realmente precisamos cancelar os erros para que ninguém fique longe do nosso convívio. É forma de dar espaço para que alguém arrependa se sentir a culpa é deixar de viver no erro. Em nome do nosso Salvador Amen. Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir