24 de abr. de 2020

Sobre o amor e o auto-cuidado

“Você tem que aprender a levantar-se da mesa quando o amor não estiver mais sendo servido.” (Nina Simone)

Essa frase foi escrita por Nina Simone, que era uma pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos. 

E lembrei dessa frase agora de manhã, por uma situação que aconteceu com nossas crianças. Eu tenho apenas um filho de 3 anos e 6 meses, desde que mudamos para esse bairro em Moçambique, fizemos questão de conhecer a vizinhança e convidar as crianças para brincar aqui em casa. Então há 3 meses recebemos as crianças aqui, pela manhã e à tarde, nas férias eram 21 crianças, quando as aulas começaram apenas 3 meninos continuaram fielmente a vir. Fidi, Rubens e John eles já são praticamente de casa. 

Hoje porém chegaram mais 3 crianças, penso que deve ser pela quarentena, como ainda eram poucas e estavam brincando ao ar livre permiti. Enquanto eu estava em meus afazeres eu ouvi muitos gritos do meu filho Samuel, choro e reclamações. As crianças começaram a nos chamar e como eu estava ocupada meu esposo foi atender. 5 minutos depois, Samuel veio até mim chorando dizendo que os amigos tinham ido embora. Perguntei a meu esposo o que aconteceu e ele disse: Samuel começou a bater nelas, sem deixar elas pegarem os brinquedos, então elas apenas se retiraram e foram embora.  

Eu fique, espantada, primeiro que isso nunca aconteceu e segundo da atitude das crianças de irem embora, elas arrumaram todos os brinquedos e mesmo sabendo que eu sairia para dar o lanchinho a elas como sempre, foram embora. Na mesma hora lembrei da frase acima. “Você tem que aprender a levantar-se da mesa quando o amor não estiver mais sendo servido. ” Uau, as crianças aprenderam. Elas sempre brincaram felizes, mas quando elas viram que a convivência não estava mais legal e estava machucando elas, tanto fisicamente quanto emocionalmente elas simplesmente levantaram, arrumaram os brinquedos, se despediram do meu esposo e foram embora.

Voltando ao Samuel, sentei com ele e o consolei, ele estava chorando porque perdeu os amigos. Eu disse: Filho, você já viu a mamãe bater no papai, e o papai bater na mamãe e ele respondeu: Não mamãe. Então, filho deixa mamãe te dizer uma coisa, as pessoas só ficam com as outras ou em um lugar em que elas se sintam amadas e respeitadas. Você bateu em seus amiguinhos, não respeitou e então eles foram embora. Se você quiser ter amigos, você vai precisar aprender a conviver com respeito e amor, sem gritos, sem insultos, conversando sempre para resolver os conflitos. Ele foi parando de chorar e se acalmou. Então, prometi a ele que conversaria com os amigos para eles voltarem e ele pediria perdão e nunca mais isso aconteceria.

Nesse relato acima as crianças me ensinaram muito, quantas vezes vivemos em ambientes tóxicos, com pessoas que nos insultam, nos violentam, nos desrespeitam e não temos coragem de nos levantar e sair. Pensamos em quantas coisas temos que deixar pra trás e ficamos ali aceitando migalhas de caridade, que não é mais AMOR.

Meu querido e minha querida, sobretudo nós mulheres, não queira migalhas quando você pode ser servido de um banquete. Quantas de nós aceitamos ficar em um casamento infeliz, uma amizade tóxica, um emprego que nos violenta e desrespeita, por causa de migalhas. A vida é curta, não importa o que te ofereçam, levante-se e saia da mesa.

As crianças em questão poderiam continuar aqui, recebendo os insultos de Samuel, pois elas receberiam, lanches, pirulitos e balões. Mas elas abriram mão disso tudo, pois não estava mais se sentindo amadas e queridas. Eu não sei se elas voltarão e darão uma segunda chance ao meu filho. O Samuel, ficou sem tv, sem tablet e sem os amiguinhos hoje, penso que com apenas 3 aninhos ele aprendeu uma grande lição, se eu quero alguém ao meu lado, preciso amar e respeitar.

Se você for o Samuel em questão, pare e reavalie as suas atitudes senão você poderá perder quem mais ama. E se você for uma das crianças, tenha CORAGEM, levante-se agora, arrume tudo, se despeça e saia. A vida é curta, você é uma pessoa muito especial para aceitar qualquer coisa, você merece mais, e merece o melhor. Ninguém merece sofrer qualquer tipo de violência, ninguém merece ser desrespeitado, ninguém merece não ser amado.

Espero que essa história te dê forças para seguir em frente e não olhar para trás.

Leia, comente & compartilhe
Ana Costa [Nai]

3 comentários:

  1. Perfeito amiga! Amei! Foi de encontro ao meu coração nesse momento. Precisava ler isso.
    Beijos e saudades.😘

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de aprendizado,assim também era os ensinamentos de JESUS, com exemplos próximos, falou muito ao meu coração está lição. Muitas vezes somos Samuel,noutras vezes os amiguinhos.

    ResponderExcluir