12 de dez. de 2015

Sobre o amor, amizade & Teologia

Primeiramente boa noite, ao corpo docente aqui representado, aos nossos familiares, amigos, igreja presente aqui e aos nossos futuros teólogos, missionários, pastores e mestres presentes. BOA NOITE.
Nos sentimos muito honrados em poder representar nessa noite a turma mais calma que já passou por essa instituição, né verdade? Pelo contrário, uma turma agitadíssima. Mas também composta por pedagogos, técnicos, guardas, advogado, polícia, jornalista, segurança, empresário e no final ainda chegou um lutador de Jiu-jitsu, falando nisso parabéns Renato pela sua última vitória, e dentro dessa miscelânea ainda tinham 3 baianos em sala, como seriamos uma turma calma? Impossível.

      Ás vezes os professores tinham que dar um “chega pra lá”, na turma pra vê se acalmava. Porém o mais importante é que todos nós tínhamos o mesmo propósito, aprendermos mais de Deus, porque compreendê-lo já percebemos que é impossível.

       Já estudamos com várias turmas, mas nenhuma com a especialidade de vocês: Era festa o ano inteiro, gargalhadas em todas as aulas, cachorro-quente no final e uma união além da instituição.

       Sinceramente não sabemos, onde achávamos tanta graça, o fato é que chegávamos em sala exaustos do dia a dia, da rotina do trabalho, porém ao sair ás 22h, se fosse aula do pastor Hermenegildo 22:30 rs, saíamos revigorados, de fato nossas aulas eram como o bálsamo suave.

    É claro que tínhamos nossas crises além, das discussões, debates acirrados, algumas vezes nos exaltávamos sim, mas sem eles como cresceríamos em defesa da nossa fé, e também nem ligávamos porque depois era só um pedido de desculpa, um abraço sincero e estávamos nós lá novamente no cachorro-quente rindo sem parar. E também cada um tinha um temperamento, como haveria concordância e uniformidade e quem quer tudo igual se a beleza está justamente nas nossas diferenças? O fato é que ao longo desses três anos, apesar de muito poucos, mas tempo o suficiente, afinal se ficássemos aqui 5, 6 anos ainda continuaremos achando pouco, nós conseguimos aprender muito com nossos professores. Cada um deixou sua marca em nós com suas frases que nunca vamos esquecer, identificamos cada um:

1. Somos um só, Deus nos vê por inteiro, tanto espiritualmente e fisicamente, então parem de ficar orando por várias vidas, e não existe batalha espiritual, o apostolo Paulo era meio Platônico e isso é coisa da cabeça dele, mas se vocês disserem por aí que eu disse isso eu nego. Quem é esse? Eduardo Matias.

2. Todos os filósofos, Nietzsche, Aristóteles, Platão, também Madre Tereza, Martin Luther King, todos esses foram profetas e com certeza encontraremos com eles no céu. Quem é esse? Leonardo.

3. E tinha um cara fera, sabia tudo de História, de datas, de panorama bíblico, mas sempre que perguntávamos muito ele falava: Isso vocês vão aprender mais pra frente..rs... Aminadab.

4. Nós somos pecadores, nós somos miseráveis e sempre seremos pó, ruim sem nada de bom para extrair, é o já e o ainda não. Marvin.

5. Não podemos demonizar nossa cultura, muito Axé para vocês e que Oxalá os ilumine, afinal quem disse que isso é coisa do diabo? Jorge Luis.

6. Cuidado para não se viciarem em igreja porque depois do vício rs e se vocês tiverem com problemas, pare um pouco e vá vê a cachoeira e sentir a natureza, você é 10. Salvador.

7. E olha os 5 P da pregação hein gente, pregação não é informação é transformação então nunca esqueçam da Aplicação, então assim que você falar... você pow, pow, pow... aí você cumpre seu papel e falem de todo mundo, mas preguem somente sobre JC e nada mais.  Elias Hermenegildo.

8. O Conhecimento liberta, conhecereis a verdade e ela vos libertará, as palavras chaves são: Mentoria e Resiliência. Pastora Lu.

9. E tinha o nosso queridinho, sempre com um “drops” para nos ensinar e dizendo que amava a gente. Raimundo Nonato.

10. Não podemos esquecer de sempre colar em nosso Pastor rs. Luciano Rangel.

Foram muitos que passaram por nós e esses carinhosamente nos marcaram em suas falas, nós queremos agradecer de coração. Mas não somente a eles, queremos deixar nosso agradecimento especial a nossa família, em nome da turma. Nós fizemos o seminário juntos, e vocês também fizeram, para cada homem continuar aqui, foi o sacrifício de suas esposas com seus filhos, para nós mulheres conseguirmos concluir, é porque achamos apoio e permissão em nossos maridos. Muito obrigada família, nos perdoe por cada noite, passeio, culto, retiros sacrificados. Desculpe-nos a ausência, acreditem foi por uma boa causa. Obrigada por não nos deixarem desistir quando queríamos fraquejar. Obrigada pela economia feita em casa, para nos manterem estudando. Nós realmente não temos palavras para agradecer. Nem acredito que essa fase acabou. Valeu a pena.

E a vocês turma, nosso desejo são tantos, saíamos daqui cheio de sonhos e projetos, com vontade de revolucionar o mundo, o sistema a nossa igreja, mas queremos dizer pra vocês que comecem a revolucionar a mente de vocês, depois a casa de vocês, pastoreiem primeiro a família de vocês, e depois a igreja.

A vocês homens, sacerdotes do lar, sejam homens de fato, o marido que ama a esposa como Cristo amou a igreja, que nossos filhos possam um dia falar com as pessoas o que a filha de Russell Shedd um dia pronunciou: “Eu sei que meu pai é pecador, porque a Bíblia diz que ele é, porque pra mim ele é a semelhança do próprio Cristo.”

Jesus era amigo da ralé. Jesus viveu para os outros. Quando o chamaram “amigo de cobradores de impostos e de outras pessoas de má fama”, estavam dizendo a verdade. Ele fez amizade com a ralé, com a gentalha de sua cultura. De acordo com Donald Gray, “um dos mistérios da tradição do evangelho é essa estranha atração de Jesus pelos não atraentes, seu estranho desejo de estar entre os indesejáveis, seu estranho amor pelos não amáveis. A chave para esse mistério é evidentemente o Pai. Jesus faz o que ele vê o Pai fazer, ele ama aqueles a quem o Pai ama”.

Que sejamos a semelhança de quem nós ficamos 3 anos aprendendo sobre, assim como os discípulos ficaram. Que possamos amar tanto, mas tanto a Deus que o nosso amor, seja refletido nas pessoas através do nosso serviço a elas. Que não fiquemos somente com palavras, debatendo em assembleias dentro do templo, para saber qual cor vamos pintar a sala das crianças ou se devemos comprar a Kombi ou ajudar o missionário, não nós não fomos chamados para isso. Que saiamos das 4 paredes e amemos e abracemos os inalcançáveis, os marginalizados, os pobres, aqueles por quem Jesus se dedicou. Que o nosso dinheiro, não seja nosso deus, mas apenas uma forma que Deus nos dá de pregar o seu Reino.

E quando a caminhada ficar difícil, ou quase insuportável que procuremos um ao outro sem tosquenejar, seremos nosso suporte aqui nesse mundo de passagem, o curso acabou mais a amizade não.

Não percam o foco, não percam o alvo, em hipótese alguma esqueçam quem é você, quem te chamou e qual é a sua missão. Certa vez assistindo um filme ouvimos uma frase que nunca mais esquecemos: “Só existem dois momentos importantes na vida de um homem: primeiro quando ele nasce e o segundo é quando ele descobre para que nasceu.”

E vocês já sabem por que nasceram então vão e cumpra um propósito que Deus designou a cada um de vocês. E para finalizar um último conselho do querido Pr. Martin L. King

“Se não puder voar, corra, se não puder correr, ande, se não puder andar, se rasteje, desde que seja para frente, nunca parem de avançar.” Nunca deixem de avançar na pregação do evangelho.


Eli e Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário